Cooperoeste tem boas expectativas com a safra 2023

8 de fevereiro de 2023

Cooperoeste tem boas expectativas com a safra 2023

Seguindo a tendência de aumento de safra, a Cooperoeste está otimista com a colheita de soja e da safrinha em 2023. O clima favoreceu a região, que já vem de boas safra anteriores. 


Segundo o Coordenador de Fertilizantes e Nutrientes da Cooperoeste, Antenor Woehl, as lavouras estão fantásticas e boa parte dos insumos para a safrinha já estão comprados. “Como a soja será colhida cedo, porque o clima favoreceu com a janela ideal, a safrinha também terá o plantio no período correto e será também muito boa”, destacou.


Uma safra recorde traz a questão da armazenagem, mas a Cooperativa já encontrou alternativas. “A Cooperoeste fez investimentos nos armazéns e ampliou a capacidade de recebimento, trazendo mais tranquilidade na questão da logística”, afirma Marco Aurélio Pereira Leal, engenheiro agrônomo.


Armazém I era três silos de 214 mil scs cada e um graneleiro de 800 mil scs (em construção um graneleiro de 650 mil scs). Armazém II eram seis silos de 150 mil scs e foram feitos mais dois no ano passado de 265 mil scs cada e comprado o da Conab, que tem capacidade de 300 mil scs.


A área de soja no estado ainda está em constante crescimento, a estimativa é que a safra seja 2,5% maior em relação ao ciclo passado (2021/2022), atingindo a área de 3,842 milhões de hectares. Gerando a expectativa de produção de 12,318 milhões de toneladas. A produtividade estimada é de 53,44 sc/ha. Na região de São Gabriel, essa média é maior, em torno de 70sc/ha, alguns associados da Cooperoeste produzem até 85 sacos em alguns talhões. 


Os dados constam no último boletim do SIGA/MS (Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio), desenvolvido em parceria pela Aprosoja e Semadesc. A produção de soja em Mato Grosso do Sul deve alcançar 13,35 milhões de toneladas, um acréscimo de 49,4% em relação à safra de 2021/22. Essa também será a maior produção estadual da oleaginosa, conforme dados da série histórica da Conab, iniciada em 1977.

Por comercial4 20 de março de 2025
A Cooperoeste completou no dia 16 de março com muito orgulho 23 anos de história. Fundada em 2002 por 34 produtores da região do Mato Grosso do Sul, nossa cooperativa surgiu como uma resposta a um grande desafio: otimizar a produção de grãos por meio da união e colaboração. Desde o início, nosso objetivo tem sido claro: formar uma cooperativa que beneficie os agricultores, proporcionando a compra e comercialização de insumos de forma mais eficiente e com custos reduzidos. Através da colaboração mútua, temos trabalhado incessantemente para fortalecer nossos cooperados, garantindo altos resultados ao longo da cadeia produtiva. A missão da Cooperoeste é promover o desenvolvimento social, econômico e tecnológico do agronegócio, assegurando a sustentabilidade e a competitividade de nossos associados. Com uma visão voltada para o crescimento e reconhecimento nacional, continuamos a inovar e a buscar excelência em todas as nossas iniciativas. Agradecemos a todos os nossos cooperados, parceiros e colaboradores que fazem parte dessa trajetória de sucesso. Juntos, estamos prontos para enfrentar novos desafios e construir um futuro ainda mais promissor.
18 de dezembro de 2023
Cooperoeste participa da chegada do Papai em São Gabriel
9 de outubro de 2023
Cooperoeste Kids faz a alegria das crianças na Praça Flor do Cerrado
Mais Posts