Dia do Milho: cereal é destaque no agronegócio

24 de abril de 2023

Dia do Milho: cereal é destaque no agronegócio

O Dia Internacional do Milho é comemorado anualmente em 24 de abril, em todo o planeta. Esta data tem o objetivo de homenagear e incentivar o cultivo e consumo de um dos cereais mais nutritivos do mundo: o milho.

O milho é uma cultura fundamental em todo o mundo, com grande relevância econômica, além de ser uma importante fonte de alimentação humana e base para ração animal, por conta dos inúmeros nutrientes contidos nos grãos.


O desenvolvimento tecnológico da cultura do milho proporcionou melhores índices de produtividade chegando a uma produção mundial de aproximadamente 960 milhões de toneladas. Com a produção tecnificada, o Brasil se tornou um país estratégico, sendo o terceiro maior produtor e o segundo maior exportador mundial do cereal. E para que este crescimento seja contínuo, há grandes investimentos em programas de melhoramento de híbridos, geração e difusão de informações de manejo e incorporação de novas tecnologias.


O milho é um importante produto do agronegócio brasileiro, pois além de ser a base da alimentação humana, ainda é item fundamental na produção de proteína animal.


Com previsão de colheita de mais de 11 milhões de toneladas do milho safrinha, Mato Grosso do Sul terá o desafio de melhorar a logística para escoar a produção e elevar o nível de processamento do cereal dentro do Estado, promovendo o encadeamento da produção. No Estado a expectativa é de que a área destinada ao milho 2ª safra 2022/2023 seja de 2,32 milhões de hectares, 5,4% maior que o ciclo passado. A produtividade estimada é de 80,33 sacas por hectare, com produção de 11,2 milhões de toneladas, segundo dados do projeto Siga/MS.


Segundo o gerente da Cooperoeste, Antenor Wohl, a produção deste ano, deve se manter na casa dos 120/130 scs por hectare, devido ao clima favorável. “Hoje a capacidade da Cooperoeste é de 3.822.000 scs, sendo dividido em dois armazéns. O Armazém 1 possui três silos de 214 mil scs, um graneleiro de 800 mil scs e estamos finalizando a construção de mais um graneleiro de 650 mil scs. Já o Armazém 2 possui seis silos de 150 mil scs e foram feitos mais dois no ano 2022 de 265 mil scs cada e comprado a Conab em 2021 que tem capacidade de 300 mil scs”, explica o gerente.


A Cooperoeste se localiza em São Gabriel do Oeste/MS e é uma cooperativa agrícola, que tem o propósito de fortalecer os cooperados, reduzindo custos e proporcionando altos resultados na cadeia produtiva, atendendo as necessidades do produtor e proporcionando melhores ferramentas de negócio.

Por comercial4 20 de março de 2025
A Cooperoeste completou no dia 16 de março com muito orgulho 23 anos de história. Fundada em 2002 por 34 produtores da região do Mato Grosso do Sul, nossa cooperativa surgiu como uma resposta a um grande desafio: otimizar a produção de grãos por meio da união e colaboração. Desde o início, nosso objetivo tem sido claro: formar uma cooperativa que beneficie os agricultores, proporcionando a compra e comercialização de insumos de forma mais eficiente e com custos reduzidos. Através da colaboração mútua, temos trabalhado incessantemente para fortalecer nossos cooperados, garantindo altos resultados ao longo da cadeia produtiva. A missão da Cooperoeste é promover o desenvolvimento social, econômico e tecnológico do agronegócio, assegurando a sustentabilidade e a competitividade de nossos associados. Com uma visão voltada para o crescimento e reconhecimento nacional, continuamos a inovar e a buscar excelência em todas as nossas iniciativas. Agradecemos a todos os nossos cooperados, parceiros e colaboradores que fazem parte dessa trajetória de sucesso. Juntos, estamos prontos para enfrentar novos desafios e construir um futuro ainda mais promissor.
18 de dezembro de 2023
Cooperoeste participa da chegada do Papai em São Gabriel
9 de outubro de 2023
Cooperoeste Kids faz a alegria das crianças na Praça Flor do Cerrado
Mais Posts